FOLCLORE - ATIVIDADE PARLENDA - SAPOS DENTRO DO SACO
Os sapos dentro do
saco!
As crianças
são atraídas facilmente por histórias ou músicas com um tema que apresente no
enredo os animais. E o sapo encontra-se na lista dos queridinhos dos pequenos
devido ao movimento de saltar aliado ao de projetar a língua para fora da boca,
ações que as crianças alegremente reproduzem.
Logo, não
poderia deixar de elaborar uma atividade que abordasse, como pano de fundo, o
folclore brasileiro com este animal por meio da parlenda infantil “O sapo
dentro do saco!”. Você conhece esta parlenda? Nela sabemos que dentro do saco encontra-se
um sapo. Mas, nesta proposta, temos quatro sapos lindos e espertos encorajando
os pequenos a completarem a sequência numérica.
COMO IMPLEMENTAR A PROPOSTA?
Sei que muitas vezes ao ver uma “folhinha”
(atividade no papel) somos tomados por dois sentimentos. O alívio em ter uma
proposta pedagógica pronta e as dúvidas em relação a como usar o recurso. Você
concorda com isso?
Pensando no que escrevi no
parágrafo anterior, criei uma trilha didática como sugestão para o
desdobramento desta atividade. AHHH! Já ia me esquecer de dizer...
Caso goste da trilha, pode copiar
integralmente para o seu planejamento. Isso mesmo, pode transcrever em seu
plano de aula. Só é proibida a utilização para qualquer fim comercial!
TRILHA PEDAGÓGICA
*RODA DE CONVERSA – encorajar no seu grupo a interação a fim de
observar e registrar os conhecimentos prévios dos pequenos em relação aos
seguintes assuntos: folclore brasileiro, o que é parlenda;
*Apresentar aos pequenos a
parlenda infantil (utilize cartaz, música, vídeos, fotos, entre outras
possibilidades);
*Cantar e dançar;
*Apresentar imagens reais dos
animais;
*Brincar de faz de conta! O jogo
é o seguinte: todas as crianças serão os sapos e, seguindo a voz de comando, vão
pular de acordo com a ordem dada (pular alto, pular baixo, pular rápido, pular
bem devagar...);
*Corrida do saco;
*Construir sequência numérica com
os sapinhos (crianças) do faz de conta. Cada criança (sapo) receberá um número
e, de acordo com a voz do comando, deverão se organizar de acordo com a
sequência numérica;
****** REGISTRO COLETIVO******
* Em uma folha grande escreva a
parlenda ou as impressões dos pequenos em relação às vivências ocorridas na
sala de aula. Após a escrita, faça a leitura em voz alta e explore o texto
contido ali;
*Imprima a atividade proposta
aqui, dos sapos dentro do saco, no formato pôster e preencha junto com os
pequenos.
****** REGISTRO INDIVIDUAL******
*Desenhos livres;
*Completar a sequência numérica
na atividade da parlenda proposta aqui.
HABILIDADES ALINHADAS À BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC)
(EI01EO02) Perceber as
possibilidades e os limites de seu corpo nas brincadeiras e interações das
quais participa.
(EI01CG01) Movimentar as partes
do corpo para exprimir corporalmente emoções, necessidades e desejos.
(EI03ET07) Relacionar números às
suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma
sequência.
Façam as
alterações necessárias para atender da melhor maneira o grupo no qual você
trabalha. Destaco que o molde que você irá baixar aqui é uma proposta de
registro de ações que irão antecedê-lo.
Espero ter
colaborado com a sua prática. Caso use o arquivo aqui disposto, peço
gentilmente que me marque nas redes sociais. Quero muito conhecer você e, se
possível, divulgar o seu trabalho.
Para baixar o
arquivo gratuitamente clique AQUI
Pra ter acesso
a outras propostas sobre o folclore brasileiro clique AQUI
Já para
ficarmos mais próximos(a) e você não perder nenhuma novidade clique AQUI
Comentários
Postar um comentário