FOLCLORE - ATIVIDADE PARLENDA - SAPOS DENTRO DO SACO

FOLCLORE - ATIVIDADE PARLENDA - SAPOS DENTRO DO SACO

Os  sapos  dentro do  saco!

As crianças são atraídas facilmente por histórias ou músicas com um tema que apresente no enredo os animais. E o sapo encontra-se na lista dos queridinhos dos pequenos devido ao movimento de saltar aliado ao de projetar a língua para fora da boca, ações que as crianças alegremente reproduzem.

Logo, não poderia deixar de elaborar uma atividade que abordasse, como pano de fundo, o folclore brasileiro com este animal por meio da parlenda infantil “O sapo dentro do saco!”. Você conhece esta parlenda? Nela sabemos que dentro do saco encontra-se um sapo. Mas, nesta proposta, temos quatro sapos lindos e espertos encorajando os pequenos a completarem a sequência numérica.

 COMO IMPLEMENTAR A PROPOSTA?

Sei que muitas vezes ao ver uma “folhinha” (atividade no papel) somos tomados por dois sentimentos. O alívio em ter uma proposta pedagógica pronta e as dúvidas em relação a como usar o recurso. Você concorda com isso?

Pensando no que escrevi no parágrafo anterior, criei uma trilha didática como sugestão para o desdobramento desta atividade. AHHH! Já ia me esquecer de dizer...

Caso goste da trilha, pode copiar integralmente para o seu planejamento. Isso mesmo, pode transcrever em seu plano de aula. Só é proibida a utilização para qualquer fim comercial!

TRILHA PEDAGÓGICA

*RODA DE CONVERSA – encorajar no seu grupo a interação a fim de observar e registrar os conhecimentos prévios dos pequenos em relação aos seguintes assuntos: folclore brasileiro, o que é parlenda;

*Apresentar aos pequenos a parlenda infantil (utilize cartaz, música, vídeos, fotos, entre outras possibilidades);

*Cantar e dançar;

*Apresentar imagens reais dos animais;

*Brincar de faz de conta! O jogo é o seguinte: todas as crianças serão os sapos e, seguindo a voz de comando, vão pular de acordo com a ordem dada (pular alto, pular baixo, pular rápido, pular bem devagar...);

*Corrida do saco;

*Construir sequência numérica com os sapinhos (crianças) do faz de conta. Cada criança (sapo) receberá um número e, de acordo com a voz do comando, deverão se organizar de acordo com a sequência numérica;

 

****** REGISTRO COLETIVO******

* Em uma folha grande escreva a parlenda ou as impressões dos pequenos em relação às vivências ocorridas na sala de aula. Após a escrita, faça a leitura em voz alta e explore o texto contido ali;

*Imprima a atividade proposta aqui, dos sapos dentro do saco, no formato pôster e preencha junto com os pequenos.

****** REGISTRO INDIVIDUAL******

*Desenhos livres;

*Completar a sequência numérica na atividade da parlenda proposta aqui.

HABILIDADES ALINHADAS À BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC)

(EI01EO02) Perceber as possibilidades e os limites de seu corpo nas brincadeiras e interações das quais participa.

(EI01CG01) Movimentar as partes do corpo para exprimir corporalmente emoções, necessidades e desejos.

(EI03ET07) Relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência.

Façam as alterações necessárias para atender da melhor maneira o grupo no qual você trabalha. Destaco que o molde que você irá baixar aqui é uma proposta de registro de ações que irão antecedê-lo.

Espero ter colaborado com a sua prática. Caso use o arquivo aqui disposto, peço gentilmente que me marque nas redes sociais. Quero muito conhecer você e, se possível, divulgar o seu trabalho.


Para baixar o arquivo gratuitamente clique AQUI

Pra ter acesso a outras propostas sobre o folclore brasileiro  clique AQUI

Já para ficarmos mais próximos(a) e você não perder nenhuma novidade clique  AQUI




 

Comentários

Postagens mais visitadas